Mariana Amorim é licenciada em Dança pela Escola Superior de Dança (Lisboa) e Mestre em Pesquisa Coreográfica e Performance pela Roehampton University of London, com a tese In Between London-Porto - searching for places through performance installation walks.
O seu trabalho apresenta particular interesse na condição humana, em espaços físicos e as suas influências e condicionantes para aqueles que os habitam. O corpo, o movimento, a escrita, a fotografia e o vídeo são os media usados na sua investigação e reflectidos nas suas criações. Sediada no Porto, colabora com diferentes artistas nacionais e internacionais. Dirige a Esquiva Companhia de Dança através da qual apresenta alguns dos seus trabalhos como Personal Talker, Opening Books and Doors, Amoragaperos, Borgia, Ajax Furioso - uma questão ontológica, Vislumbre and Marasmo- uma estranha urgência por sardinhas, O Eterno Retorno do Abismo, Speeches e Os Escandalosos Desejos de um Mil Folhas (entre outros). Como intérprete trabalhou com artistas como Georgia Tegou, Alexandra Maturana, Jemma Bicknell, Isabelle Shad, Mafalda Deville, Catherine Bay, Palmilha Dentada e Radar 360º.
Em 2013 participou na Conferência Hybrid Cities com o artigo publicado Observations on identities created by walkers: Searching for identity through artistic practices em Atenas.
Tem como principal passatempo aprender e por isso frequenta aulas de acordeão, francês, italiano, agricultura biológica e poda, mas a sua lista de coisas a aprender/melhorar ainda vai no início.